Cirurgia de Joelho

Quais as cirurgias mais comuns realizados pelo ortopedista especialista em joelho?
As cirurgias mais freqüentes estão relacionadas as lesões mais freqüentes.
O que é um médico especialista em joelho?
Médico especialista em joelho é um ortopedista habituado a realizar cirurgias no joelho.
Qual a diferença entre meniscectomia ou meniscorrafia?
A meniscectomia é a retirada de parte do menisco. A meniscorrafia é a sutura do menisco. A meniscectomia permite uma recuperação mais rápida pois o paciente pode sair andando do hospital. Na meniscorrafia é necessário o uso de um par de muletas no pós operatório e o paciente não pode colocar o pé no chão até a cicatrização da sutura do menisco.
O especialista em joelho realiza cirurgias de reconstrução articular?Sim, principalmente nos casos onde é necessário a colocação de uma prótese de joelho. Nos casos de fratura o traumatologista tem uma atuação mais importante, porém ambos realizam a reconstrução em casos de fratura.
Quando está indicada uma prótese de joelho?
A prótese de joelho está indicada nos casos onde não é possível fazer reconstrução articular ou houve uma perda da cartilagem que não pode ser tratada de nenhuma outra maneira.
O que é uma prótese de joelho primária?
O prótese primária de joelho é a primeira prótese realizada num determinado paciente. Ela tem esse nome para diferencia-la de próteses que eventualmente venham a ser realizadas na mesma articulação. Essas são chamadas de próteses de revisão.
As próteses de joelho primárias são iguais as prótese de revisão ?
Não, o design das próteses primárias de joelho são diferentes da prótese de revisão. As próteses de revisão são usadas somente nos casos de revisão, ou seja quando retiramos uma prótese primária e a substituímos por uma nova prótese.
Porque precisamos trocar as próteses de joelho de tempos em tempos?
A troca de uma prótese de tempos em tempos não é obrigatória. A troca das próteses é realizada somente quando há desgaste dos seus componentes ou quando a prótese se desprende do osso.
A soltura da prótese do osso é devido a um erro cirúrgico?
Não, após a colocação da prótese deve haver uma perfeita integração da prótese ao osso que a sustenta. Essa integração pode acabar com o passar dos anos e a prótese pode se soltar, pacientes com menor massa óssea ( osteoporose ) podem ter maior chance de afrouxamento.
Por que uma prótese se desgasta?
A prótese é uma engrenagem e como tal está submetida a atrito entre os seus componentes. O atrito entre os componentes da prótese leva ao desgaste do polieliteno de alta densidade que é colocado entre os componentes metálicos do fêmur e da tíbia ( veja foto acima: o polietileno mantém afastado os componentes femoral e tibial. Ele aparece como uma área escura pois é rádiotransparente)
Numa cirurgia de revisão de prótese de joelho podemos trocar somente o polietileno?
Em teoria sim, porém na maioria dos casos a prótese também está solta e temos que trocar também os componentes metálicos do fêmur e a tíbia.
O que é uma prótese parcial de joelho?
A prótese parcial de joelho é feita com a troca se somente parte da articulação, podemos trocar a metade da superfície articular da tíbia e do fêmur e em alguns casos a articulação entre a rótula e a tróclea femural. ( Prótese na articulação fêmuro patelar)

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 19/01/2015

Comentários

  1. Dr. Marcos

    Como é o Pós operatório da cirurgia de reconstrução do Ligamento Cruado do joelho.

    Carlos A. F. Santana.
    Crateus - CE

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um artigo sobre cruzado anterior num outro Post. De uma olhada em http://www.marcosbritto.com/2010/05/ligamento-cruzado-anterior.html

    ResponderExcluir
  3. Dr. realizei uma cirurgia de LCA no ano passado e continuei sentindo dores, neste ano fiz uma nova cirurgia de menisco e ainda sinto dores após ficar em pé por alguns minutos, será que após fazer essas cirurgias a cartilagem tenha se deteriorado a ponto de uma necessidade de uma prótese?

    Alex Sandro
    Macaé/RJ

    ResponderExcluir
  4. Impossível fazer comentários sem conhecer mais o caso, para emitir uma opinião sobre o seu caso precisaria examiná-lo

    ResponderExcluir
  5. ola Dr. Marcos
    meu nome é Ariel,tenho uma duvida com o meu joelho,me machuquei jogando futebol,fui ao medico e ele me pediu para fazer um exame de ultra sonografia,eu fiz e a conclusão é o seguinte:
    -moderado derrame articular
    -lesão do ligamento colateral(estiramento)
    -imagem sugestiva de lesão do corno posterior do menisco medial
    Gostaria de saber o que significa exatamente isso, o meu medico me disse que nau era nada importante e que era soh fazer algumas fisioterapias,eu fiz mas nau adiantou, fiquei 3 meses mancando e agora ja passou 5 meses desde que me machuquei e agora consigo caminhar normal,mas correr ou praticar exercícios físicos nau consigo,quando piso torto no chão parece que meu joelho saí do lugar e volta e depois dói bastante, o que podera ser isso?,obrigado e um grande abraçoo

    ResponderExcluir
  6. Dr Marcos, Boa tarde!
    Meu nome é Rodrigo, tenho 36 anos e tc de BH/MG.
    Fui operado no dia 16/06/10, de uma Lesão Meniscal e Condral, gostaria de saber qual o tempo para eu estar plenamente recuperado para a pratica de esportes?
    Ah! já fiz 20 sessões de fisioterapia
    Muito Obrigado!
    Rodrigo Santos
    36 Anos
    BH/MG
    e-mail: sanhasso@pop.com.br

    ResponderExcluir
  7. Cada cirurgião segue seu próprio protocolo, você deve conversar com o seu médico ortopedista.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se existe algum tipo de cirurgia para recuperar ou substituir uma patela que se desgastou por causa de um deslocamento na mesma devido a um traumatismo no joelho,como por exemplo substituição da patela por uma artificial(silicone)ou outro material po exemplo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dr. Marcos,
    Tive uma "torção" no joelho(se é que posso chamar assim) jogando peteca e desde então, não consigo mais praticar esporte, pois ao correr ou forçar o joelho, sinto a sensação de que ele vai "descolar" e consequentemente uma dor considerável.Seria o caso de fazer uma tomografia, já que na radiografia não apareceu nada?
    Obrigado
    Luiz (ziulboonen@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Talvez a ressonância seja mais indicado porém para decidir qual é o melhor, você deve conversar com um ortopedista para que ele formule uma hipótese diagnóstica e dessa maneira determine o que é melhor no seu caso.

    ResponderExcluir
  11. ola, Dr. Marcos fraturei o joelho tem uns 3 anos e sinto muitas dores no joelho, fiz uma ressonancia e o laudo deu:

    fraturas antigas consolidadas, no plato tibial, notadamente ao nivel da linha intercondileana, com discretas áreas de edema/hiperemia da medula óssea e cistos subcorticais, associados.

    rebaixamento localizado no plato tibial com interposicao de líquido sinovial.

    tendoes e quadríceps e patelar de morfologia e sinal normais.

    afilamento da cartilagem articular da patela ao nivel da faceta medial, com alteraçoes do sinal de permeio, sugerindo condropatia.

    ligamentos cruzados e colaterais de aspécto
    anatômico.

    pequena quantidade de líquido na bursa retro-supra-patelar.

    meniscos apresentando alteracoes do sinal de permeio que, aparentemente nao estendem-se as superfícies articulares, sugerindo degeneraçao.

    Dr, estou bastante preocupado pro que possa ser, desde já agradeco, e o sr esta de parabens por seu blog. meu nome é leandro s pinna tenho 24 anos sou de queimados RJ, meu email é : andoboy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Dr.Marcos, bom dia.

    Após radiografar meus joelhos, obtive os seguintes laudos:

    joelho esquerdo: osteoporose difusa, osteofitos posteriores na rótula articular femoro patelar, espaço articular femoro tibial.

    Joelho direito: osteoporose difusa, osteofitos marginais femoro tibiais, pinçamento articular femoro tibial lateral, gonartrose avançada.

    Me foi indicado colocação de prótese no joelho direito; fiquei muito temerosa. Gostaria de saber sua opinião sobre o meu caso, quais outros exames deveriam ser feitos para confirmar essa indicação cirúrgica, etc...
    Gostaria também de saber se o senhor atende no Rio de Janeiro. Caso sim, onde posso encontrá-lo.

    Desde já, muito obrigada.

    Obs: Meu nome é Eunira Gomes Ferreira, 55 anos, Rio de Janeiro, email: niragf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eunira, atendo no Rio de Janeiro, na Rua Sorocaba, 706 Botafogo telefone 21 30872020

    ResponderExcluir
  14. Dr. Marcos , boa noite!Tenho 30 anos e senti uma dor forte no joelho e na ressonancia deu lesão compativel com osteocondrite dissecante (medial)... vi que é um problema sério, pois trata-se de cartilagem e por esse motivo gostaria de ouvir a opinião de alguém com experiência como o Sr. Gostaria de saber se aceita algum tipo de plano e se é fácil marcar uma consulta p/ lhe conhecer. Sou de Niterói. Obrigada. Candice.

    ResponderExcluir
  15. Marcar uma consulta não é difícil, ligue para 30872020 e converse com minha secretária ela lhe dará mais detalhes.

    ResponderExcluir
  16. Luanna sant anna ferreira.
    Niteroi rio de janeiro 14 anos.
    Luuh_santanna@hotmail.com
    Gstaria de saber se eu um dia Podia trocar a bota robocop pela tala de pano e um tenis Pois rompi um poco o Ligamento do tornozelo so preciso da fisioterapia.Posso fzer isso pelo menos um dia?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde
    Tenho 38 anos, e estou com resultado de ressonancia acromio tipo I Bigliani, artropatia degenerativa acromioclavicular, caracterarizada por osteofitose marginal incipiente, edema meular subcondral, erosoes de revestimentos condrais e disten~soa capsulo-sinovial.
    Cistos subcorticais na porção posterior da cabeça umeral, espessamento e fissuras longitudinais daas fibras dos tendoes supra-espinhal e infra-espinhal, e espessamento da bolsa subacromial/ subdeltoidea.
    Por favor é grave,,, tenho dores horriveis...no ombro.. após a ressonancia tenho medo de ir ao médico.
    meu email carolinnegrossi@hotmail.com
    grata
    sao paulo-sp
    idade 38 anos

    ResponderExcluir
  18. O melhor é superar o medo e ir ao médico, ele precisa examiná-la.

    ResponderExcluir
  19. Dr. Marcos tive uma torção no joelho há cerca de 20 dias , agora está só um pouco inchado mas qual seria o melhor tratamento água quente ou gelo???

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Dr. Meu Nome é Guilherme Augusto e sou Jogador de Futebol e tem 3 meses que estou parado por causa de uma lesão no joelho esquerdo machuquei num teste pra um time profissional como era um teste eles não tinha que fazer nada por mim eu procurei saber mais dessa lesão e se trata do menisco e agora não posso jogar e eu queria saber do Senhor se tem algum tratamento pra isso pq não tenho condiçoes de pagar uma cirurgia.

    Obrigado. Guilherme

    ResponderExcluir
  21. Schneider (lateral 02), ligue e marque uma consulta para que eu possa avalia-lo e dar a minha opinião sobre seu caso. Não publiquei seu comentário pois cita o nome de outros profissionais, não há email no corpo da mensagem e seu perfil no blog não permite envio de email.

    ResponderExcluir
  22. Dr, tive rotura total do ligamento e do menisco segundo minha ressonância, terei que passar por cirurgia. Sou de Osasco, São Paulo, o senhor tem algum médico especialista pra me indicar por aqui? Como jogo futebol amador, uma pessoa de preferência especializada na área. Se aceitar convênio Medial Saúde melhor ainda. Muito obrigado. Rogério Lins - rogeriolins@bn.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr.
    Está a fazer um ano que tenho tido bastantes problemas nos joelhos. Tenho uma tendinite no esquerdo que já tem cerca de 8 meses e ainda não está boa... Fiz 6 meses de fisio, mas ainda dói. No direito após fazer uma ressonância magnética acusou rotula alta e edema medular ósseo envolvendo a sua vertente lateral. Como posso tratar estas lesões? Já não há paciência, tenho consultado ortopedistas, fisioterapeutas, tomado anti-inflamatórios, etc... e NADA. Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. bom dia gostaria de fazer uma pergunta.. estava jogando a mais ou menos um mes e um cara caiu em cima do meu joelho,torcendo-o e depois disso meu joelho dói no lado esquerdo da rotula bem aonde tem parece um osso,uma bola, consigo correr sem sentir dor,caminhar tambem mas se eu tentar por exemplo chutar uma bola ou dar um passe que necessita virar o joelho, dói da uma fisgada, o que pode ter acontecido? e é grave? obrigado aguardo resposta no email jhonatan_kremer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. ola dr marcos mE CHAMO REGINALDO TENHO 27 ANOS E estou com uma duvida cruel vou ter que fazer uma cirugia no joelho diretio,fiz uma ressonacia e constou paleta birpatida tipo II de wiberg,com cistos subcortical no fragmento supero lateral com alteraçoes degenerativas no fragmento junto a sincondrose.Bom meu medico disse que minha cirugia vai ser uma crondoplastia com remoção de corpos livres e uma osteotomia ao nivel de joelho..ele me garantia que e somente isso porem sinto muitas dores nas laterais do joelho e na parte de tras,sera que e devido a esse problema,e quanto tempo geralmente demora pra cura totalmente,sera que varia de uns 2 meses?porisso Dr Marcos ti peço me responda por favor estou um pouco apreensivo(medo).deis de ja agradeço...meu email e REGINALDO270683@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  26. ola DR Marcos Britto me chamo Reginaldo tenho 27 anos de idade moro no estado do Espirito santo
    bom doutor deixa eu tenta explica minha situação estava com muitas dores no joelho direito na laterais e na parte de tras do joelho. fis um RX e constou patela bipartida,o ortopedista me recomendou alguns antiflamatorios,porem essa dor na melhorou procurei outro medico,esse me pediu uma ressonacia,ai constou patela bipartida com alteração degenerativas no fragmento junto a sincodrose onde ha cistos subcorticalno local por provavel sobrecarga lateral,com entesopatia do retinaculo lateral e condropatia grau II adjacente,bom esse ortopedista falou que teria que fazer uma cirugia de CONDROPLASTIA COM REMOÇÃO DE CORPOS LIVRES E OSTEOTOMIAS AO NIVEL DE JOELHO.POREM SERA QUE ESSAS DORES QUE SINTO E DEVIDO A PATELA OU OUTRA COISA,E COMO E O POS OPERATORIO DESSAS MESMAS?BOM DOUTOR ESTOU UM POUCO APREENCIVO(MEDO).SERA QUE O SENHOR PODERIA ME ESCLARECE UM POUCO MAIS?MEU EMAIL E CRIPITONIANO@GMAIL.COM. OBRIGADO DEIS DE JA!!!!!

    ResponderExcluir
  27. > Oii meu nome e Alex tenho 20 anos estava jogando futebol e num lance apoiei todo meu corpo no joelho direito e entao ele dobrou para um lado e senti que ele saiu fora do lugar e deu um estalo forte na hora, depois disso quando coloco essa perna no chao com muita força ou se dobro ele muito meu joelho sai fora do lugar e da um estalo e meu joelho em volta inchou e doi atras dele e quando estou sentado nao consigo dobrar ele para tras, nao sei o que pode ser estou muito preocupado! se puder responder eu ficarei muito agradecido! obrigado

    ResponderExcluir
  28. Oi Dr Marcos, me chamo Marcelo, moro no Rio e tive um problema no joelho jogando bola, fiz a ressonância e foi constatado sinovite no laudo, e meu joelho esta com um relevo lateral na parte de fora, pois bem fui em dois médicos e cada um com opiniões diferentes, um me disse que mesmo com laudo dando sinvite , era tb uma lesão meniscal e com possível roptura de ligamento, e outro falou que era somente sinovite e que esse caroço irá desaparecer.Fiz todas as fisoterapias e continuo aplicado gelo , a dor diminui 90%, mas o tal caroço nada de sumir, pois ainda sinto falseos para andar !!!Gostaria que o Sr. pudesse me indicar algum médico de sua confiança que aceite Unimed para que eu possa acabar com essa dúvida! Desde já agradecido!!!
    Meu email: marcelobtorres@ig.com.br

    ResponderExcluir
  29. carol.j.e@hotmail.com----ola doutor, faiz 4 meses q frature o umero do lado direito o osso c separou, e naum estão alinhados. Meu medico disse q vou poder pegar peso normalmente, mais tenho minhas duvidas pq eles naum estão alinhados eja c passarão 4 meses, vc achaq vai precisar fazer cirurgia, ou vai c cicatrizar sozinho, i qunatos meses vc acha q ainda vai para ficar bom?? aguardo a resposta pfv

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite Dr Marcos
    Meu nome é Sandra, sou professora do Estado, tenho 56 anos, 90 Kg, e tenho muitas dores nos dois joelhos e tive diagnostico de Artrose, estou tentando emagrecer, quando estou sentada minhas pernas incham e quando levanto sinto uma dor muito grande, meus joelhos são inchados e tenho hora que minha vontade de viver se perde, pois não posso fazer nada que meus joelhos doem.Gostaria de saber o que fazer?Como fazer para marcar uma consulta?Essa consulta? não sei se posso pagar, farei todo possível para poder pagar, o senhor tem convenio com algum plano de saúde?por favor me informe o telefone de seu consultório.

    ResponderExcluir
  31. Sandra, a atividade fisica é muito importante e pode auxiliar no processo de emagrecimento. A artrose nos joelhos pode provocar dores e dificultar a marcha. Nesse caso uma boa opção de atividade fisica é aquela realizada na água. ex. hidro
    ginástica, natação. Os dados do consultorio estão disponiveis na barra superior do blog.

    ResponderExcluir
  32. Dr muito obrigada pela sua atençao, vou marcar uma consulta com sua secretaria quando for ao Rio e vou me matricular em uma academia para fazer hidroginástica, pra ver se essas dores diminuem. Muito obrigada pela sua atenção. Sandra

    ResponderExcluir
  33. Ola doutor..
    tenho um problema no quadril chamado osteófitos marginais (artropatia degenerativa)onde causou leve redução do espaço articular,afilamentos/erosões dos revestimentos condrais e edema medular subcondral.Associa-se discreto derrame articular, e para finalizar uma leve bursite trocantérica.
    Como faço para voltar ao normal,se isso tem cirurgia ou não,gosto muito de fazer alongamento,mas isso me atrapalhou a minha vida inteira,não sei mais o que fazer me ajude. Muito Obrigado..

    ResponderExcluir
  34. sim, existem varias opções terapêuticas, inclusive cirurgias.

    ResponderExcluir
  35. meu nome é lara tenho 14 anos a 3 anos tive um problema no femor chamada epifisiolise ja foi realisado o procedimento cirurgico que é a colocaçao de um pino no femor.entao desde aquela época meu sonho sempri foi lutar taekwondo por causa dessi problema tive que adiar quando mim recuperei mim deu vontadi de mim matricular mas minha mae nao deixou comedo de q algo acontecessi.eu queria saber se eu poderia praticar o taekwondo normalmenti sem corre o risco do pino sair do lugar e ate se eu posso abrir escala estou aguardando a resposta anciosa meu e-mail é laramaria20@hotmail.com obg

    ResponderExcluir
  36. Após a cura da doença você tem possibilidade de viver uma vida normal.

    ResponderExcluir
  37. Tenho problemas no joelho há mais de 15 anos. Parei de fumar, engordei e o problema piorou. Estou tentando marcar consulta com o Dr. Marcos no telefone indicado no blog - 21031500 -, já liguei mais de 6 vezes, mas, depois que digito 4, a ligação fica muda. Acho que o sistema está com defeito. Gostaria de saber se há outra alternativa para a marcação porque estou sentindo muitas dores, obrigada.

    ResponderExcluir
  38. sim, forneça seu telefone que entraremos em contato com você.

    ResponderExcluir
  39. boa noite doutor .... em fevereiro de 2012 machuquei meu juelho jogando boa , de la para ca meu juelho ficou sem firmeza eu nao aguento jogar bola pois quando fasso um movimento um pouco mais brusco que o normal ele da uma pequena torção ... tenho 18 anos ... até hoje estou sofrendo com esse problema , pois os medicos falam que não tem nada ... estou em outubro .... obrigado grato

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde Doutor
    Enquanto ainda engatinhava quebrei a perna , passei muito tempo com gesso e demorei a andar. Acredito que por isso, tenho o joelho com uma ondulação pra dentro (meio gordo), meus pés não juntam-se por conta disso e por isso minhas pernas e coxa tornam-se finas em relação ao joelho. Gostaria de saber se há cirurgia para correção e quais problemas futuros eu posso ter em virtude disso. Tenho 28 anos.

    ResponderExcluir
  41. Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o Dr. pela qualidade das informações contidas no Blog, com certeza elevam bastante o nível da imagem do profissional com transparência e qualidade. Doutor, jogando uma pelada, rompi o LCA e como sei que a solução é a cirurgia, fiquei curioso para saber se, o LCA já reconstruído, está "vulnerável" à um novo rompimento ou isto é tão pouco provável quanto romper o ligamento pela primeira vez ? Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O neo ligamento fica no máximo com a mesma resistencia que o anterior, uma novo trauma ou entorse na mesma intensidade do primeiro provavelmente irá provocar nova lesão do LCA

      Excluir
  42. Bom dia Dr Marcos , meu namorado sofreu um acidente e apos retirada do fixador disseram que teria que fazer uma cirurgia de reconstrução ligamentar no joelho direito e nos orientaram a não mexer a perna não pisar etc.Ontem estivemos em outro medico no qual disse que ele tem que mexer com a perna tentar dobra-la e passou 20 sessões de fisioterapia para ele fazer, e tambem uma ressonância ,gostaria que o senhor nos desse alguma orientação se realmente deve ser feito tudo isso que mandaram fazer pois cada um diz coisas diferentes e ficamos sem saber ao certo o que fazer. Obrigada Luciana.

    ResponderExcluir
  43. dr.marcos por favor me responda o joelho sair fora do lugar tendo que sentar para colocar novamente no lugar pode ser causado somente pela lesao no menisco? pois eu fiz a ressonancia e deu menisco medial e meu joelho sai for do lugar mesmo andando.

    so o menisco faz isso?

    ResponderExcluir
  44. Dr. Marcos,

    Fui diagnosticada com condromalácia patelar no joelho esquerdo. Gostaria de saber os melhores exercícios para minimizar esse problema e se posso praticar corrida.

    Grata,

    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um post sobre dor anterior no joelho e condropatia patelar, dê uma navegada pelo blog

      Excluir
  45. Boa tarde DR Marcos meu no é Patricia e tenho 31 anos. Machuquei meu joelho em uma luta (pois pratico artes marciais) sinto muita dor tanto na frente como atras e em qualquer movimento que eu faço.Fiz uma ressonância magnetica, que deu.
    -Pequeno derrame articular.
    -Lesão horizontal do corno posterior e corpo do menisco medial.
    Condropatia patelar incipiente.
    -Lesão subcondral no côndilo femoral lateral no seu aspecto posterioinferior podendo corresponder a lesão osteoncondral em curso(conveniente controle á curto prazo).
    Gostaria de saber o que isso significa e se vou precisar fazer cirurgia passei no ortopedista ele faslou que irei fazer astroscopia ele me encaminhou para um especialista em joelho.
    obrigado pela atenção...
    e-mail. patricialouca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Para determinar se seu caso em particular é cirúrgico precisaria examiná-la e avaliar as imagens da ressonância. O laudo é a opinião do radiologista sobre as imagens, eu prefiro antes de ler o laudo olhar as imagens e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  47. O que é alterações degenerativas com osteófitos marginais em interfaces articulares ?

    ResponderExcluir
  48. Olá, gostaria de saber se a recuperação de uma meniscectomia parcial lateral é mais lenta do que uma meniscectomia parcial medial...
    Ou se ambos se recuperam com mesmo tempo de reabilitação?
    Grato!

    ResponderExcluir
  49. A velocidade de recuperação esta relacionada a gravidade da lesão e não necessariamente a localização.

    ResponderExcluir
  50. tenho 57 anos de idade , pratico esporte, fiz uma meniscorrafia , qual o tempo médio para voltar a trabalhar e esportiva???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fosse meu paciente e eu descobrisse que você esta procurando esse tipo de resposta na internet eu ficaria chateado. Pergunte ao seu ortopedista somente ele pode determinar esse tempo.

      Excluir
  51. Dr. estou com osgood schlatter no joelho esquerdo tenho 14 anos o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista e fazer acompanhamento até o final do crescimento

      Excluir
  52. Oi boa tarde, so uma duvida sofri um acidente de moto a 35 dias atras e bati meu joelho no chao quando levantei nao consegui firma minha perna esquerda no chao senti um certo desconforto no joelho tipo um deslise ate agora nao senti dor,o medico mi informou q foi uma possivel lesao lcp,so q agora eu coloco o pé no chao e nao deslisa mais,tenho um pedido para fazer uma artroscopia..gostaria de saber se e possivel uma lesao lcp sará sem fazer uma cirurgia e o medico ortopedista pedi uma artroscopia sem a ressonacia magnetica obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lesões dos ligamentos intrarticulares tem baixo potencial de cicatrização e muitas vezes requerem cirurgia.

      Excluir
  53. Dr Marcos tenho 38 anos minhas pernas são bastante arqueadas meu joelho dói e minha coluna também e parece estar piorando. Li sobre algumas cirurgias gostaria de mais informações por favor

    ResponderExcluir
  54. Dr Marcos, tenho as pernas arqueadas gostaria de saber algum procedimento para melhorar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais