Protese de Quadril

A Artroplastia total do quadril é um procedimento ortopédico muito comum. Com o envelhecimento da população, irá se torna mais mais frequente devido a artrose e as fraturas do quadril. A cirurgia de substituição da articulação do quadril envolve a remoção da cabeça do fémur e a substituir do mecanismo de bola-e-soquete do quadril por implantes artificiais. Isto alivia a dor e melhora a mobilidade. A Prótese de quadril também é usada em algumas situações após a fratura do quadril. As cirurgias de prótese de quadril são realizados pelo ortopedista especialista em quadril


A Substituição do quadril minimamente invasiva permite ao cirurgião realizar a substituição de quadril por meio de uma ou duas pequenas incisões. Os pacientes geralmente têm menos dor, em comparação com a cirurgia tradicional e a reabilitação é mais rápida.

Artrose e Prótese de quadril

A Osteoartrite do quadril é a razão mais comum para uma substituição dessa articulação. A osteoartrite é causado pelo desgaste ou pelo envelhecimento. Isso faz com que a cartilagem que cobre as superfícies articulares de desgaste, resultando em dor, rigidez, dor ao andar pequenas distãncias, dor para sentar e levantar, etc.

Outras condições que podem causar a destruição da articulação do quadril incluem a perda do suprimento de sangue para a cabeça do fémur (osteonecrose avascular da cabeça do fémur), artrite reumatóide, lesões, infecções e anomalias do desenvolvimento do quadril. Pacientes com artrite também podem ter ossos frágeis (osteoporose), porém não há relação direta entre a densidade óssea e o desenvolvimento de artrite do quadril.

Sintomas da Artrose do Quadril

A artrose do quadril geralmente provoca dor intensa. A dor pode ser constante ou pode ir e vir. A dor pode ser sentida na virilha, coxa e nádega, ou pode haver dor referida para o joelho. Andar a pé, especialmente para longas distâncias, pode causar dor ou fazer o paciente mancar.
Alguns pacientes podem necessitar de uma bengala, muleta ou andador para ajudá-los a se locomover. A dor geralmente começa lentamente e piora com o tempo a níveis menos elevados de atividade.
Pacientes com artrose do quadril podem ter dificuldade em subir escadas. Vestir-se, amarrar sapatos, e cortar as unhas dos pés pode ser difícil ou impossível. A dor também pode interferir com o sono.
o exame de Raios-X pode mostrar a perda do espaço da cartilagem na articulação do quadril e uma aparência de "osso com osso" . Osteófitos e cistos ósseos são comuns nas radiografias simples.
Às vezes, o ortopedista pode recomendar testes adicionais para confirmar o diagnóstico, incluindo ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC).

Tratamento da Artrose do Quadril

O tratamento não cirúrgico
Para a artrose do quadril, o primeiro tratamento que um ortopedista pode recomendar é um analgésico e medicações anti-inflamatórias. Alguns suplementos nutricionais, incluindo a glicosamina, podem fornecer algum alívio ( cerca de 30% dos casos) por um curto espaço de tempo. A fisioterapia pode ajudar a melhorar a força e reduzir a rigidez antes da progressão da doença.

Para pacientes com artrose mais avançados, o uso de uma bengala no lado oposto do quadril afetado pode ajudar a transferência de peso e melhorar a capacidade de andar. Um andador também pode ser usado. A artrose no entanto, é progressiva. Mesmo com o tratamento, ele vai piorar com o tempo. Perda de peso pode ajudar a diminuir tensões em todas as articulações e adiar a necessidade de colocar uma prótese de quadril

Tratamento Cirúrgico
A Dor e a mobilidade podem piorar com artrose do quadril, mesmo quando todos os tratamentos não-cirúrgicos recomendados foram tentadas. Se isso acontecer, o ortopedista pode recomendar a cirurgia. As opções cirúrgicas incluem:
* Artroscopia. Artroscopia do quadril é um procedimento minimamente invasivo, que é relativamente incomum. O médico pode recomendar esse procedimento quando a articulação do quadril mostra evidências de cartilagem lesada ou fragmentos soltos de osso ou cartilagem.
* A osteotomia. Candidatos para osteotomia incluem pacientes mais jovens com artrite precoce, particularmente aqueles com um encaixe do quadril anormalmente rasas (displasia). O procedimento envolve corte e realinhamento dos ossos da articulação do quadril e / ou fêmur para diminuir a pressão dentro da articulação. Em algumas pessoas, isso pode atrasar a necessidade de cirurgia de substituição por 10 a 20 anos.

Tipos de Prótese para substituição do Quadril

Próteses de substituição tradicionais do quadril

A Cirurgia de substituição da anca tradicional envolve fazer uma incisão de 10  a 12 polegadas no lado do quadril. Os músculos são divididos ou separados a partir do quadril, permitindo que o quadril seja deslocado.

Uma vez que o conjunto foi aberto e as superfícies articulares expostas, o cirurgião remove a cabeça do fémur. O acetábulo é preparada através da remoção d0 restante da cartilagem e alguns ossos circundantes. Um implante em forma de taça é então prensado dentro do osso da articulação do quadril. Pode ser fixada com parafusos
Em seguida, o fémur será preparado. Uma haste de metal é colocado no fêmur a uma profundidade de cerca de 6 centímetros. O implante-tronco é fixado com cimento ósseo ou é implantado sem cimento. Implantes cimentadas têm uma superfície áspera, porosa. Isso permite que ao osso aderir ao implante para segurá-la no lugar. A bola metálica é então colocada na parte superior do tronco da haste femoral.
.
Protese de substituição Quadril Minimamente Invasiva

A Cirurgia de substituição do quadril minimamente invasiva permite ao cirurgião realizar a substituição de quadril por meio de uma ou duas pequenas incisões.
Os Candidatos para o procedimento de incisão mínima são tipicamente mais magros, mais jovens, mais saudáveis e mais motivados a ter uma recuperação rápida em comparação com pacientes que se submetem a cirurgia tradicional.
Antes de decidir fazer uma substituição do quadril minimamente invasiva, você deve ter uma avaliação completa do seu cirurgião. Discutir com ele os riscos e benefícios. Tanto o método  Tradicional ou quando os minimamente invasivos de substituição do quadril são tecnicamente exigentes. Eles exigem que o cirurgião e equipe operacional tenham uma experiência considerável.

Técnica Cirúrgica
Os implantes artificiais utilizados para os procedimentos de substituição do quadril minimamente invasiva são os mesmos que os utilizados para a substituição tradicional. Instrumentos especialmente concebidos são necessários para preparar o acetábulo e o fêmur e colocar os implantes corretamente.
O procedimento cirúrgico é semelhante, mas há menos dissecção dos tecidos moles. Uma incisão única ao quadril minimamente invasiva pode medir apenas 15 cm . Depende do tamanho do paciente e da dificuldade do procedimento.
A incisão é realizada na parte externa do quadril. Os músculos e tendões são divididos  mas em menor grau do que na operação tradicional de protese de quadril. Eles são rotineiramente reparados após o cirurgião para colocação do implante. Isso incentiva a cura e ajuda a prevenir luxação do quadril.

Benefícios da técnica minimamente Invasiva
Benefícios relatados na protese de quadril com técnica minimamente invasiva:
* Menos dor
* Incisões cosméticas
* Menos danos no músculo
*Tempo de Reabilitação é mais rápido
* A permanência no Hospital é mais curta

Para prótese de Quadril da tradicional, a internação hospitalar média é de 4 a 5 dias. Muitos pacientes precisam de reabilitação extensa depois. Com procedimentos menos invasivos, a internação pode ser tão curto quanto 2 dias.

Ortopedista e Traumatologia do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Comentários

  1. Olá dr; tenho artroplastia de quadril a 15 anos, a uns 2 anos desenvolvi uma bursite em ambos quadris,sendo a protese do lado esquerdo.
    Fiz a 3ª aplicaçao de PRP ,senti uma melhora de 90% , meu medico sugeriu repouso de 90 dias.
    Ele se mudou de minha cidade e perdi o contato.
    Gostaria de saber se o repouso fisico inclui atividades sexuais, pois sou casada e nao sei como hagir neste caso. a ultima aplicação foi dia 18/10/11.Pode me auxiliar? EB

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde doutor! Meu marido tem displasia congênita no quadril direito. Ele sente dor o tempo todo, o movimento está muito comprometido, ele não consegue elevar a perna nem a uns 45°, mas ainda não operamos porque sempre aconselham a esperar mais.Ele está com 32 anos. Gostaria de ter mais informação sobre essa cirurgia minimamente invasiva. Meu email é: danirodrigues.tj@gmail.com.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. meu nome é Claudinéa, tenho 32 anos e tenho artrite reumatóide no meu quadril esquerdo a algum tempo, suspeito q teve inicio quando estava gravida da minha filha que joje está com 12 anos. faço o uso de anti flamatórios a algum tempo, praticamente todos os dias, mas ñ tenho tido bons resultados. A dor tem aumentado demais me impossibilitando de andar mesmo q seja a pequena distancia. Quando quero sentar-me, levo em média 3 a 5 minutos para conseguir, pois a dor é muito grande, minha perna fica dura, nem sei explicar direito, e ao levantar-me tenho grandes dificuldades também, somente aos poucos é que vou tendo os movimentos de volta, mas ainda assim em paassos lentos. Não consigo abrir minha perna direito. Amarrar um sapato virou tarefa impossível, como vestir roupas e outras atividades como por exemplo ter realação sexual.Enfim... A minha pergunta é: Seria no caso o momento para a realização da cirurgia? Meu email é : jalaw69@hotmail.com
    Ficarei no aguardo.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde tenho uma fratura no colo do fêmur tem 5 meses colocarão 3 parafusos e ainda doe o medico mandou eu fazer uma tomografia e deu no resultado edema nas partes moles o que e isso eu amail e david.gamafs@hotmail.com desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. Ola Dr Marcos fiz uma artro plastia total da anca esquerda em Portugal ,fiquei normal ate melhor do que era pois hoje tenho muita força na perna ,gostaria de saber se posso usar toda esta força cem ter futuros problemas?
    Também gostaria de saber quanto custa esta ceru gia ai no Brasil ,pois sei que vou ter de fazer na anca dereista ...Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo de uma cirurgia é variável, porém ficará muito caro comparado a Portugal pois aqui você precisaria pagar a Prótese, a Internação e os honorários médicos. Acho que em Portugal voc6e consegue fazer a cirurgia pelo governo, correto?

      Excluir
    2. Oi dr boa noite.
      Sou Ramon tive osteomielite aos 12 de idade e perdi o movimento do fêmur direito e além da diferença de tamanho.
      E quero ver um solução pra minhas dores. Obs tenho 28 anos.

      Tenho interesse:Ramon.Nik@Hotmail. Com

      Excluir
    3. Procure um ortopedista, em alguns casos, mesmo após muitos anos ainda podemos realizar tratamento.

      Excluir
  6. Oi Dr. eu tenho bursite no quadril e ja fiz fisioterapia e já tomei vários remédios. esse tipo de próteses é indicado a pessoas que sobrem com bursite? pois tem dois anos que convivo com essa dor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. não tenho nada de quadril, como faço para colocar?

    ResponderExcluir
  8. Olá Dr. Minha mãe tem 74 anos de idade. Qual é o preço da cirurgia artroplastia de quadril para colocar prótese??? Minha está precisando fazer essa cirurgia e na rede pública, hospital do servidor público em SP, a fila de espera vai demorar quase 5. anos.É muita coisa ela não pode esperar tanto tempo. Ou existe algum hospital aqui em SP na rede pública que faça essa cirurgia com a fila de espera menor.

    ResponderExcluir
  9. Dr, boa noite!
    Fiz a cirurgia total de quadril ha 18 meses, porem a seis meses as dores voltaram com muita intensidade, como faço par ter um novo diagnostico pela sua equipe ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Para ser avaliado basta passar por uma consulta. O endereço do Consultorio está acima.

      Excluir
  10. ola dr boa tarde, eu tenho um amigo que quebrou o fêmur e colocou parafusos sendo que os parafusos não deram muito certo, então o médico falou que é necessário uma prótese, só que pelo SUS demora muito então ele queria saber quanto esta custando a prótese de fêmur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia nesse blog
      Quanto custa uma cirurgia?

      http://www.marcosbritto.com/2011/09/quanto-custa-uma-cirurgia.html

      Excluir
  11. Boa tarde Doutor.
    Sou José Félix em Luanda Angola, fui baleado na anca e a cabeça do femur ficou totalmente desfeito, e no momento não tinha meios financeiros para a cirurgia, passou já 1 ano, a fractura ja está consolidada mas criou um pequeno encurtamento da perna e a mesma cabeça cresceu duma forma estranha e sinto que tem me tocado até na anca ou quadril e me causando dores insuportáveis, ando com uma muleta. O que devo fazer como cirurgia e quanto pode custar?
    Email: felixwhite2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lhe aguaudo para uma consulta, dessa maneira conseguiríamos determinar se seu caso se beneficiaria de tratamento cirúrgico.

      Excluir
  12. Olá Dr. estou sofrendo de artrose no quadril a uns 3 a 4 anos,
    sou portador de anemia falciforme e mesmo fazendo acompanhamento tenho dificuldade em conseguir a cirurgia. quanto em media custa um cirurgia de reposição de quadril?

    cliente.start@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um post nesse blog com o título Quanto custa uma cirurgia? Leia , você verá que a resposta a essa pergunta não é simples.

      Excluir
    2. Quanto custa uma cirurgia total do quadril, do lado direito, já fiz do lado esquerdo, pelo SUS só que está demorando muito e estou sentindo muitas dores, no mais obrigado

      Excluir
    3. leia
      http://www.marcosbritto.com/2011/09/quanto-custa-uma-cirurgia.htm

      Excluir
  13. Preciso muito saber mas ou menos o custo de uma cirurgia de quadril
    Não consigo abri seu sait muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Vcs faz aquele cirurgia para os etrangeiros? sou canadense, e minha mamãe precisa muito substituição da anca, mas aqui ela tem que esperar um ano e meio. Podemos viajar ai para fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais