Perguntas e Respostas sobre Osteoporose

Colocar informações médicas na internet é sempre uma coisa dificil.
Em 1985, primeiro semestre na Faculdade de Medicina da UFRJ, meu professor de Fisiologia disse: " em medicina pas toujours, pas jamais  " que quer dizer mais ou menos "Em medicina nem sempre nem nunca ". Informações isoladas analisadas fora do contexto e do paciente individualmente podem ser verdade para uns e não para todos. Tentei dar respostas genéricas porém podemos ter variações em casos específicos.
Segundo um colega da Faculdade de Medicina da UFRJ da turma de 1971 a frase correta é " La mèdicine est comme l'amour; ni jamais ni toujour! " veja comentário abaixo.

1) O que é osteoporose ?
R. A Osteoporose é a perda da massa óssea, porém além da perda do cálcio pelo osso esse também sobre uma transformação extrutural. Essas alterações deixam o osso mais fraco, esse osso pode sofrer fraturas com pequenos traumas ou até mesmo fraturas expontâneas. Nesse caso o osso funciona com a coluna de um prédio que falha e o prédio desaba.

2) A partir de que qual faixa etária ela se inicia no homem e na mulher?
R. A osteoporose ocorre na mulher em geral no pós menopausa ( a menopausa é a última menstruação da mulher - a primeira menstruação tem o nome de menarca - o período que se segue após a última menstruação é chamado de pós menopausa.)
No homem a osteoporose ocorre mais tarde, não existe uma idade certa para início da osteoporose, porém em geral nossa massa óssea aumenta do nascimento até os trinta anos, fica estável dos 30 aos 40 anos e começa a diminuir após os quarenta anos.

O ritmo dessa diminuição é em geral de 0,5 a 2% ao ano. Essa perda é mais acentuada no mulher que perde maiores quantidades de cálcio depois que para de menstruar. Nesse periodo de pós menopausa a mulher fica sem a proteção dos hormónios sexuais que funcionam como reguladores do cálcio no osso.

A perda nos homens está entre 0,5 a 1% ao ano e na Mulher entre 1 a 2% ( esses números não são uma verdade absoluta e nem foram retirados de trabalhos científicos. São valores aproximados e estão aqui simplesmente para dar uma idéia da diferença de velocidade de perda óssea que ocorre entre homens e mulheres)

3) Crianças também podem ser portadoras de osteoporose ?
R. As crianças podem ter perda óssea porém em geral essa perda está ligada a outras doenças, principalmente relacionadas a vitamina D.

4) A osteoporose é hereditária ?
R. Diretamente não, porém indiretamente sim.

O calcio é absorvido no intestino e essa aborção é mediada pela vitamina D, na ausência de vitamina D a absorção do cálcio é muito dificil e o organismo praticamente não absorve o cálcio ingerido.

A vitamina D tem um polimorfismo de resposta pois ela atua sobre receptores celulares. Esse receptores celulares, por terem capacidade diferente de responder a vitamina D, se comportam diferentemente em cada indivíduo.
Resumidamente: A vitamina D é mais eficiente na absorção do cálcio em algumas pessoas que em outras e essa característica é hereditária.
Descendentes de pessoas que tem menor capacidade de absorção do cálcio no organismo e apresentaram osteoporose quando adultas tem maior probabilidade de apresentar Osteoporose.
Para esse subgrupo poderíamos dizer que temos provas científicas de hereditariedade na osteoporose. Porém isso não é verdade para todos pois os hábitos alimentares e físicos podem mudar o seu destino.

5) Quando devemos fazer o primeiro exame de "Densitometria óssea" ?
A densitometria desse ser feita sob orientação médica em geral solicitamos uma densitometria de base no pós menopausa, independentemente da idade. Em homens em torno dos cinquenta anos, novamente esses parâmetros podem variar caso a caso, podemos pedir a primeira densitometria em outras idades.

5) Qual a periodicidade para a realização do exame da "Densitometria óssea" ?
R. Com intervalos de 1 ano nos pacientes em tratamento ou com intervalos de 2 ou 5 anos nos demais casos. Existem pacientes que tem uma boa massa óssea e podem fazer densitometria com intervalos ainda maiores.

6) Existe algum hábito alimentar que deverá ser evitado para quem é portador de osteoporose ?
O portador de osteoporose pode comer de tudo porém alguns alimentos devem ser evitados simultaneamente com o leite ( leite e derivados são a principal fonte de cácio para o organismo )
• Ácido fítico, ácido oxálico, celulose, alginatos, álcool, antiácidos, bloqueadores da secreção ácida, colestiramina e tetraciclina – Diminuem a absorção do cálcio por redução da solubilidade, quer por alteração do pH, quer por formação de sais insolúveis como fitato e oxalato de cálcio.
O calcio em geral deve ser ingerido durante as refeições.

7) As drogas, o álcool e cigarro contribuem para a aceleração da osteoporose ?
R. Sim, Alcool e cigarro levem ser evitados, porém não devemos esquecer dos possíveis efeitos benéficos do vinho tinto (1 ou 2 taças no máximo) durante as refeições principalmente quando comemos carne! O vinho pode ser substituído pelo suco de uva ou por suco de frutas vermelhas com o mesmo efeito.

8) Quando acontece uma fratura em decorrência da osteoporose, quais os procedimentos a serem adotados?
R. Quantificar a osteoporose, identificar a sua causa e iniciar o tratamento.

9) Após a fratura em decorrência da osteoporose o acidentado pode ser contaminado ?
R. Não, a osteoporose não é uma doença contagiosa não há perigo de contaminação.

10) O clima interfere na absorção ou perda de cálcio ?
R. Sim, Apesar do nome de vitamina, a chamada vitamina D pode ser classificada como um hormónio que é produzido pelo organismo a partir do colesterol.
A produção da vitamina D ocorre nas camadas mais profundas da pele e essa produção ocorre quando a pele é exposta aos raios Ultra Violeta do sol, o comprimento de onda ideal esta entre 295-297 nm com indice UV 3. Países de clima temperado em geral não tem esse índice UV durante o outono e o inverno e esse índice nunca é alcançado nos polos.
Durante o inverno e em pessoas que não tem uma exposição adequada ao sol deve ser feito suplementação de vitamina D.

11) Há diferença de tempo na perda ou na absorção de cálcio entre o homem e a mulher?
R. A perda de cálcio é maior na mulher no pós menopausa porém após os 70 anos a velocidade de perda é semelhante, importante lembrar que essa perda pode ser minimizada, neutralizada ou até mesmo revertida com tratamento adequado e principalmente com atividades físicas.
A absorção da cálcio parece ser igual entre os sexos, respeitando as diferenças hereditárias em relação ao polimorfismo de resposta dos receptores de vitamina D ( veja pergunta numero 4 )

12) No tratamento da osteoporose, com cálcio + vitamina D, se faz necessário o uso de hormônios ?
R. Os hormônios e seus análogos, em geral, somente são usados em mulheres porém o seu uso deve ser cauteloso e supervisionado por médico ginecologista. Que atuará, nesse caso, em conjunto com o ortopedista no tratamento da osteoporose.

13) O sedentarismo é prejudicial a quem é portador de osteoporose ?
R. Sim, o sedentarismo é um dos principais fatores que desencadeiam a osteoporose. Pessoas ativas que praticam atividade física regular de 3 a 5 horas divididos ao longo da semana ( 40 minutos a 1 hora 5X por semana ) tem menor incidência de osteoporose. O tempo e a atididade física devem ser orientados pelo seu médico. Pessoas idosas podem apresentar restrições para determinadas atividades físicas bem como problemas cardíacos que limitem algumas outras.

14) Quais os alimentos que auxiliam no tratamento ou prevenção da osteoporose ?
R. Leite e devivados são os principais alimentos. São melhor absorvidos devido a maior solubilidade do caseinato de cálcio, do citrato de cálcio e também complexado a lactose. Leite com menor conteudo de lactose tem mais dificuldade de absorção porém o leite desnatado não tem esse problema e alguns são inclusive mais ricos em cálcio que os demais!

15) Existe algum princípio ativo em algum medicamento que não deve ser ingerido quando portadores de osteoporose ou que façam tratamento com cálcio + vitamina D ?
R. A calcio e vitamina D são melhor absorvidos durante as refeições. A interação com os demais medicamentos devem ser discutidas com o seu médico.


16) A ministração prolongada de cálcio + vitamina D, pode causar algum efeito colateral ?
R. A quantidade de cálcio absorvida é determinada pela ingesta e pela capacidade de absorção do intestino. Se a ingesta é baixa, a absorção é alta, enquanto na ingesta alta a absorção é menor. Ou seja se o organismo não estiver precisando de cálcio ele não vai absorver. O Uso prolongado em geral não causa prejuizo porém devemos tomar cuidado com hiperdosagem.

17) A ministração de cálcio + vitamina D no tratamento da osteoporose, traz algum benefício adicional?
R. Sim, o cálcio é um ion que participa da resposta dos nervos, e também da contração muscular. A carencia de vitamina D tem sido relacionada nos últimos anos à hipertensão, doenças cardíacas, equilíbrio e quedas.

18) Qual seria a exposição corpórea mais adequada para a absorção dos raios solares? Há tempo de exposição diferente para cada tipo de cor de pele?
R. 15 minutos, 4 x por semana, no rosto, braços, pernas e costas. O tempo de exposição varia de abordo com o tom de pele. Homens e mulheres com tons de pele mais escuros podem necessitar de mais tempo expostos ao sol. A vitamina D e produzida nas camadas mais profundas da pele e a melanina funciona como um filtro solar natural, dificultando a transformação da 7-dehidrocoleterol em Vitamina D3 nas camadas Basal e Espinhosa na pele. Importante lembrar de se proteger com filtros solares e pegar o Sol antes da 8 horas da manhã ou no final da tarde.

19) Quais os tipos de exercícios físicos mais adequados para o tratamento da osteoporose no quadril, fêmur, braço, etc.?
R. A osteoporose ocorre em todos os ossos do organismo, os exercícios físicos mais eficientes são os exercícios antigravitacionais, ou seja caminhar, correr e esportes. A musculação também é muito eficiente. Novamente importante lembrar que tem todos os pacientes podem fazer esses exercícios lembre-se sempre de fazer um checkup esportivo com um cardiologista e um ortopedista antes de iniciar práticas esportivas.

20) Para quem é portador de osteoporose, o estresse pode prejudicar a absorção do cálcio e da vitamina D no organismo ?
R. O estresse em geral ocorre em periodos do dia ou durante poucas semanas nessse caso não causaria problemas. Estresses prolongados podem alterar os hábitos alimentares e dessa maneira interferir com o oferta de cálcio e vitamina D ao organismo.


21) Existe relação entre o colesterol e a osteoporose ?

R. Existem estudos que mostram que alguns pacientes com doença cardíaca tem também osteoporose.
Teoria: Uma das hipóteses para explicar esse fenomeno é a relação entre o Colesterol LDL, células imunes T, RANKL e Osteoclastos. O RANKL é um receptor activator da NFκB ligand).
Linfócitos T expostos a LDL minimamente oxidada induzem a produção de RANKL. A RANKL por sua vez ativa e amadurece celulas que reabsorvem o osso chamados osteoclastos.
Resumidamente: Portanto níveis altos de colesterol LDL podem estar ossociados a Osteoporose pois níveis altos de LDL podem ser indiretamento responsáveis pelo aumento da atividade dos Osteoclastos.
Referencia: L.S. Graham, et al., Oxidized lipids enhance RANKL production by T lymphocytes: Implications for lipid-induced bone loss, Clin. Immunol. (2009), doi: 10.1016 / j.clim. 2009. 07. 011.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista Medico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 17/11/2013

Comentários

  1. Sou muito branca e tenho história de câncer de pele na familia, meu dermatologista me orientou a não pegar sol, uso protetor solar todos os dias estou com 50 anos e o ginecologista diagnosticou osteopenia, devo pegar Sol para tratar a osteopenia?

    ResponderExcluir
  2. A osteopenia deve ser tratada com reposição de cálcio e vitamina D e em alguns casos medicações que inibem a função dos osteoclastos. O sol é benéfico pois produz vitamina D na pele, na verdade a vitamina D é um hormónio muito importante para o organismo. Porém, cuidado, o Sol em excesso é prejudicial, eu aconselho sempre que meus pacientes peguem um pouco de Sol diariamente, 15 minutos antes das 8 horas da manhã ou após as 4 da tarde. Caso você pegue Sol perto do meio dia 5 minutos já bastam.

    ResponderExcluir
  3. Dr me ajude a entender meus exames
    ja fui em muitos medicos e niguem me explica de um modo que eu entenda o que eu tenho
    tratamentos ja fiz muitos sem bons resultados nao sei mais o que fazer estou desesperada
    tenho muitas dores nas costas perna e nos dois braços com muita fraqueza tomo tds os medicamentos
    certinho fiz muitas seçoes se fisioterapia e td em vao estou assim nessa luta des de 2003 vou mandar
    os laudos dos meus exame pro DR ME EXPLICAR O QUE EU TENHO -NA RESSONANCIA LOMBAR DE 2004 DEU
    COMPATIVEL COM ERNIA DE DISCO FORAMINAL EM L4-L5 A ESQUERDA -NA DE 2010 DEU ASSIM ESPONDILOS
    LOMBAR INCIPIENTE -PROSTRUÇAO DISCAL DE BASE AMPLA INSINUANDO-SE NO RECESSO INFERIOR DO FORAME
    DE CONJUGAÇAO DE L4-L5 A ESQUERDA ESTANDO EM CONTATO COM A RAIZ NERVOSA EMERGENTE DE L4-
    DISCRETA ARTROSE INTERFACETARIA DE L5-S1_na ressonanciada coluna cervical esta assim pequena prostruçao
    discal de c3-c4-minimos abaulamentos discais posteriores de c4-c5 e c5-c6 semrepercussoes significativas
    -sinais de discretas desidrataçao discal de c2-c3 a c6 c7-
    na ultra-som de membros superior esquerdo de 2006 esta assim-processo inflamatorio agudo no supla espinhoso
    esquerdo -epicondilite lateral esquerda-na ultra sonografia de ombros de 2007 esta assim sinais de tendinopatia inflamatoria
    do supla -espinhoso bilateralmente.na ultra-som de articulaçao de 2009 esta assim exame sugestivo de processo inflamatorio
    do supla-espinhoso bilateralNO EXAME DE ELETRONEUROMIOGRAFIA ESTA ASSIM DISCRETOS SINAIS DE COMPROMETIMENTO PRE-GANGLINAR RADICULOPATIA NOS MIOTOMOS C5EC8 A ESQUERDA CUJOS ACHADOS SUGEREM ACOMETIMENTO MOTOR CRONICO DE GRAU LEVE SEM SINAIS DE ATIVIDADE DESNERVATORIA ATUAL POREM COM SINAIS DE DESNERVAÇAO E REINERVAÇAO RECENTES EM C5.na ultraso do punho esquerdo esta assim tenossinovite -o medico pedio esse exam por eu sintir muita dor
    e fraquesa nas maos e o punho fica enchado o tempo todo resumindo morri e esqueci de deitar rsssssssss DR ATE PRA DIGITAR NO
    COMPUTADOR TENHO MUITAS DIFICULDADE AGORA PRA AJUDAR ESTOU SENTINDO MEU JOELHO DOER TAMBEM VOU ACABAR FICANDO
    LOUCA TENHO MINHA FAMILIA PRA CUIDAR E QUERO SARAR POR FAVOR DR TRADUZ TDS ESSES EXAMES PRA MIM QUE AQUI ONDE MORO
    SOU ATENDIDA PELOS MEDICOS DO SUS E ELES NEM OLHA DIREITO NOS EXAMES JA MANDA SAIR DA SALA E GASTO MUITO COM
    REMEDIOS NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR MEDICO PARTICULAR QUE DEUS LHE ABENÇOE MEU MSN E
    MARLI.FREITAS22@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe (diabética) que está com 70 anos, vem sentindo fortes dores há mais de 4 meses no "meio" do pé. Fez uma Ultrassonografia pé região caucasiana e o resultado foi "osteofito marginais talonaviculares com derrame nesta articulação. recesso anterior tíbio talar sem sinais de derrame. tendões de Aquiles discretamente estressado difusamente e com redução da ecogenidade sugerindo tendinopatia..."
    O tratamento indicado foi usar palmilhas, calçados ortopédicos, mas não vem apresentando resultado. Ela continua sentindo fortes dores, o que está impedindo que ela volte a caminhar, prática que ela fazia diariamente.
    Qual o tratamento eficaz para esse problema ?
    Rio de Janeiro - Niteroi
    Atenciosamente viviane.

    ResponderExcluir
  5. Sra. Vivi.
    Existem outras opções terapeuticas, para uma opinião mais específica seria importante examinar a sua mãe. Você mora em Niteroi, é so atravessar a poça!

    ResponderExcluir
  6. boa noite noutor marcos, bem gostaria de saber de uma coisa, minha esposa torçeu o tornozelo, dai ela tve q ingessar o pé, e o medico recomendou 12 dias de gesso, so que tiramos o gesso e colocamos uma bota ortopedica, o que voce mi recomenda que ela recoloque o gesso, ou a bota ortopedica resolve o mesmo problema

    ResponderExcluir
  7. A bota robocop quando indicada pelo ortopedista substitui o gesso. A bota ortopédica não resolve todos os casos, porém, em geral pode ser usada para tratar a entorse em substituição ao gesso.

    ResponderExcluir
  8. ola, Dr.tudo bem?...Gostaria de saber qual o remédio para osteopenia, estou com 51 anos, não fico mais menstruada, faz quase 1 ano, tenho hipotiroidismo.
    Por favor me oriente, ja tomei o remédio para os ossos o CALDÊ, so que esse remédo de aspartame, que é prejudicial para a saude.
    Por favor me indica um que não seja prejudicial para saude
    obgda.

    ResponderExcluir
  9. Não acredito que o Caldê seja prejudicial a saúde. O calcio mais facilmente absorvido está ligado ao leite e a todos os seus derivados. Você deve fazer acompanhamento médico não use remedios sem orientação médica.

    ResponderExcluir
  10. Fábio Fernandes -- 22 anos -- fabio.mc.fernandes@gmail.com8 de julho de 2010 às 13:58

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Sim, isso pode ser normal em alguns casos, quando a fratura não é grave e o osso não saiu do lugar.

    ResponderExcluir
  12. A artrose é uma doença degenerativa com alguns componentes de hereditariedade, ou seja você " pega " artrose do seu pai e sua mãe.

    ResponderExcluir
  13. Dr. Marcos, parabens pelo site.
    Sou colega formado na FNM turma de 71, estou agora com 66/67, sou portador de espondilite anquilosante leve há 23 anos, com osteopenia nos femures.Pode me indicar artigo baseado em evidência sobre o tratamento da osteopenia, uma vez que é controverso?
    A respeito da frase do professor de fisiologia a correta é a seguinte: La mèdicine est comme l'amour; ni jamais ni toujour!
    Grato pelo retorno.
    jose eduardo martins, jundiaí SP
    email JOEM@TERRA.COM.BR

    ResponderExcluir
  14. Dr. pacientes com oteoporose e diabetico pode usar ultra som termica.obrigado.

    ResponderExcluir
  15. converse com seu fisioterapeuta para saber qual o equipamento está sendo usado , existe mais de um tipo de ultrassom alguns que produzem calor superficial, outros calor profundo.

    ResponderExcluir
  16. christian,41 anos,s.p.da aldeia,r.j,christyanchagas@yahoo.com.br
    ola,por favor,estou muito preocupada,pois,meu marido sofreu um acidente de moto ontem,dia 24 de janeiro de 2011,o carro pegou ele de frente,mas,ele chegou com alguns machucados e disse q estava de capacete,mas,ele deitou e umas 3hrs depois,quando acordou,levantou e logo depois,perdeu a consciencia e ficou td tremendo e duro,durou mais ou menos uns 3 a 4 min.levamos ele ao hospital,mas,o medico simplesmente so mandou tirar um rx do pulmao,ele pode ter tido um traumatismo craniano?se sim,o q devo fazer?quantos dias pode demorar p fazer uma tomografia ou ressonancia?desde ja agradeço!por favor,poste a resposta pelo meu email,se for possivel?obrigadaesqueci de dizer q quando ele retomou a consciencia,ele vomitou e ele tinha bebido,pouco,mas,bebeu!

    ResponderExcluir
  17. perguntas feitas por perfil do google sem email não são respondidas

    ResponderExcluir
  18. Cida Torres, aptorres.torres@gmail.com
    Olá doutor, minha mãe tem osteoporose, já teve fratura na região lombar e tem uma "concunda de viúva" bem acentuada, ela tem reclamado de uma sensação de o estomago estar "afundando" e desligamento nesaa região.Gostaria de saber se isso é em função da osteoporose, se por causa da deformação da coluna há alguma alteração de outros orgãos como por exemplo o estomago.
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  19. As deformidades da coluna diminuem o espaço interno do corpo e fazem com que os orgãos mudem de posição e em algumas situações eles podem ser comprimidos e até mesmo atrapalhar o funcionamento normal quando a deformidade é muito acentuada. Prevenir a osteoporose ajuda a diminuir a incidencia e o grau de deformidade da coluna

    ResponderExcluir
  20. Simpliciter Directus postar comentarios e facil basta seguir o blog

    ResponderExcluir
  21. DR. QUERIA SABER COM QUANTO TEMPO EU POSSO CENTA OU ANDAR APOS TER TRINCADO A CABEÇA DO FEMO E O ACETÁBULO DESDE JA EU AGRADEÇO ??MEU EMAIL É dil.sonmoura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Minha filha de 9 anos é celiaca, tem hipotireoidismo e osteopenia. Ela esta tomando vitamina D (adtil) e medicamento manipulado (vitamina fosfato de tricalcio 12,9%). Minhas dúvidas: esses dois medicamentos adtil e o medicamento manipulado devem ser tomados durante as refeições? Eu já perguntei a outros médicos e cada um orientou de uma forma, um disse "tanto faz, é vitamina tome a qualquer hora" , outro disse " não tome durante as refeições" , e outro disse "tome durante as refeições". Podem me ajudar por favor?
    Outra dúvida: o senhor postou aqui "[...] Ácido fítico, ácido oxálico, celulose, alginatos, álcool, antiácidos, bloqueadores da secreção ácida, colestiramina e tetraciclina [...]" quais alimentos têm essa composição? Assim, para evitar o consumo desses alimentos preciso saber quais alimentos tem esse teor. Agradeço muitíssimo, estou no aguardo. Sandra

    ResponderExcluir
  23. Alguns alimentos inibem a absorção do calcio, para uma relação minuciosa você precisa conversar com uma nutricionista, a vitamina D é um hormônio lipo solúvel portanto o consumo com alimentos gorduroso a princípio não atrapalha a ingestão apesar de vários colegas recomendarem a ingestão isolada, não conheço trabalhos relatando a biodisponibilidade com a ingestão concomitante de alimentos. Lembre-se que para produzir vitamina D a exposição ao sol é muito importante, a absorção do calcio no intestino ocorre por transporte ativo e não ocorre sem a presença de vitamina D. Procure pelos demais posts nesse blog sobre vitamina D e calcio. Caso sua filha possa ingerir leite, o calcio presente no leite é mais facilmente absorvido que o calcio em comprimidos. Sugiro um acompanhamento com médicos e nutricionistas especialistas em doença celíaca. Li um guideline interessante no site http:// www.worldgastroenterology.org/assets/downloads/pt/pdf/guidelines/celiac_disease_pt.pdf

    ResponderExcluir
  24. A Fratura na tíbia do lutador Anderson Silva no UFC 168.. ficou claro nas imagens que a região do golpe + a força exercida foi fundamental para a fratura diafisária, porem gostaria de saber se o Dr. Acredita que a desidratação feita antes da luta, para bater o peso, influencia na perda de cálcio e vitaminas precursoras que dariam mais resistência ao ossos? ou mesmo com a desidratação feita isso não influencia em nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa alimentação é fundamental para a saúde musculo esquelética, e sendo o Anderson Silvia um atleta de alta performance com um grande time ao seu redor acredito que ele tenha esse suporte.
      Como hipótese de osso mais fraco não pensaria a princípio numa desitratação, talvez em carencia de vitamina D que é comum em pessoas com pele negra. Não sou médico dele porém tive oportunidade de tratar de casos semelhantes, em algumas situações o paciente apresenta uma pequena trinca previamente a luta e durante a luta o fratura simplesmente se completa. Isso é muito comum em atletas que fazem treinamentos muito intensos na preparação para lutar. Chutar repetidamente com a perna pode causar uma fratura de estresse que predispõe o osso a uma fratura completa durante um chute mais forte. Nessas situações é muito importante prestar a atenção nas dores pós treino e procurar sempre um ortopedista especialista em esportes que pode suspeitar de uma fratura de estresse pelo exame clínico e confirmá-la com um exame de imagem.

      Excluir
  25. tenho 8 anos e tenho ostoprose como proceder

    ResponderExcluir
  26. Comecei a tomar cálcio com vitamina D (Prosso), durante o almoço, e costumo tomar todos os dias também no almoço meia taça de vinho , como fica a absorção do cálcio, posso continuar a tomar o vinho tbm.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, Dr. Marcos. Pode me tirar uma dúvida, por gentileza? Fui diagnosticada com osteopenia e estou tomando 1 cápsula à noite, contendo 600mg de cálcio + 600ui de vit D.
    Minha dúvida é a seguinte, com a reposição das substâncias, os ossos se regeneram ou é apenas para não se tornar osteoporose? Desde já agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ë possivel a melhora da massa óssea, o osso é capaz de ficar mais forte com exercícios físicos e medicações.

      Excluir
  28. Minha mãe descobriu que está com osteoporose, fez exames, foi passado medicamentos. Porém mesmo tomando os medicamentos não sente melhoria, se sente fraca. Ela consegui fazer uma viagem de avião de 09:00 horas pra vim se tratar em São Paulo, obrigada

    ResponderExcluir
  29. Por que a maioria dos médicos são contra o leite e seus derivados para repor cálcio. Alegam várias contra indicações do cálcio.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde dr. Marcos. Sou aluno de medicina da universidade de Araraquara e estou realizando um trabalho sobre osteoporose em mulheres idosas, e tenho uma dúvida, se o senhor puder responder ficarei grato. Qual a relação de estrogênio com o processo de reabsorção óssea?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais