Dor e Lesões no Ombro

Hábitos posturais podem provocar dor nos ombros?
Sim, os hábitos posturais são uma causa frequente de dor nos ombros.

Quais hábitos posturais levam a dor nos ombros?
Quanto colocamos a mão acima da cabeça ao atrás da cabeça, a região da grande tuberosidade colide contra o arco coraco acromial e provoca uma isquemia ( falta de sangue) temporária na região  
(Síndrome de impacto - FOTO - Vista anterior do ombro com a grande tuberosidade colidindo contra o acrômio quando colocamos a mão atrás da cabeça).

Caso essa posição permanece durante muitas horas a isquemia pode provocar micro lesões no tendão. Com o passar dos meses e dos anos pode ocorrer ruptura do manguito rotador. Essa posição é muito comum na hora de dormir. Alguns pacientes tem o hábito de dormir com a mão acima ou atrás do travesseiro, as vezes sob o travesseiro.

Fotos essas posições colocam o manguito rotador em isquemia e podem levar ao surgimento das tendinites, bursites do ombro. Assistir TV por várias horas,com a mão atrás da cabeça provoca as mesmas lesões.











Durante o trabalho também é comum hábitos posturais incorretos. Um dos principais fatores desencadeantes de dor no ombro (por problemas posturais no trabalho) está relacionado ao fato de trabalhar durante horas sem apoio para o cotovelo. Quando digitamos sem apoiar o punho e o cotovelo levamos os músculos da cintura escapular a fadiga  Os músculos fatigados são mais facilmente lesados. Com o tempo surgem dores na parte posterior do ombro ( mialgia do trapézio, romboide, etc) e posteriormente surgem os problemas dentro da articulação. O hábito de dirigir segurando na parte de cima do volante também pode levar a dor, principalmente na região posterior do ombro.
Digitar sem apoio para o cotovelo pode levar também a uma sobrecarga do músculo deltóide . Esse pode se sobrepor a centralização da cabeça umeral  levando a ascensão dessa que colidi contra o acromio provocando novamente uma síndrome de impacto. 


Posição errada de digitação sem apoio do cotovelo

Posição correta para digitação com apoio do cotovelo. Devemos usar também apoio para o punho. Essa a posição correta para digitar quando a cadeira não tem braços para apoiar o cotovelo, Avançamos a cadeira e apoiamos os cotovelos na mesa.


Como prevenir e tratar as dores no ombro provocadas por hábitos posturais equivocados?
O primeiro passo é identificar os problemas posturais a seguir devemos mudar os hábitos posturais em terceiro lugar devemos procurar um ortopedista para diagnosticar quais grupos musculares estão acometidos para instituir o trabalho fisioterápico ou de reforço muscular em academia e dessa maneira melhorar a dor.

Hábitos posturais também provocam dores no esporte?
Sim, o movimento incoordenado e feito de modo incorreto provoca dores e lesões nos atletas e nos esportes.

Quais esportes e atividades estão ligadas a dores no ombro?
As dores no ombro estão ligadas a todos os esporte, porém, é mais frequente nos esportes com movimento tipo arremesso e com movimentação ativa das mãos acima do nível dos ombro. exemplo: Volei, natação, beisebol, ténis, etc. porém atletas cem outras modalidades também apresentam dor no ombro. Exemplo Luta livre, haltefilismo, etc.

Erros posturais e de execução de movimento nos atletas.
As dores do ombro no atleta ligadas a problemas posturais estão relacionadas com a realização do movimento de arremesso em posição errada. Ao realizarmos o movimento de arremesso para atirar uma pedra, cortar uma bola no vólei a arremessar uma bola no beisebol.
No movimento de arremesso realizamos uma seqüencia de movimentos com o tórax e com o membro superior. O tórax e o membro superior devem mover-se coordenadamente e o tórax não deve ficar mais à frente que o ombro. O movimento ideal do ombro é feito no plano da escápula.

Na foto ao lado observamos as posições "A" e "B" - 
A posição "A" é a posição correta para arremessar. 
Observe que o ombro está cerca de 30 graus a frente da linha do corpo na posição "A".

A posição "B" é incorreta e pode levar ao alongamento da cápsula anterior do ombro e ao impacto interno. 
Alguns pacientes desenvolvem dor causada pela instabilidade anterior devido a alongamento ligamentar e da cápsula anterior.



Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 20/10/2010


Leia mais:

Comentários

  1. A má postura ao computador, tem levado pessoas muito jovens desenvolverem essa dor, talvez mais q o esporte.
    Muito esclarecedor o artigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Fratura do Antebraço

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais